quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dicas financeiras.


A reunião financeira familiar anual

Sentem-se, pelo menos uma vez ao ano e de preferência mais vezes, para discutir sobre suas finanças. Não esperem uma crise chegar para rever e planejar, pois isso pode levar a muito mais tensão e ansiedade geral, relacionadas às discussões financeiras. Em vez disso, sua reunião financeira anual permite que vocês avaliem calma e racionalmente onde estão, determinem se suas metas financeiras foram alteradas e decidam sobre o que precisam para atingir suas metas. Se essa discussão for realizada mais de uma vez ao ano, vocês estarão em uma sintonia financeira ainda maior.
Outros tópicos de discussão deverão incluir:

Documentos Importantes

Ambos devem saber exatamente onde todos os seus documentos importantes estão localizados, incluindo apólices de seguro (saúderesponsabilidade civil,proteção financeiraacidente pessoalcarroresidênciavida), testamentos, recibos de imposto de renda, números de contas bancárias, dados específicos de investimentos, entre outros.

Dívidas e Bens Correntes

Somem todas as suas dívidas. Veja quanto vocês pagaram no ano passado e decidam se esse valor é aceitável ou se vocês precisam tentar abater mais no próximo ano. Façam o mesmo com os seus bens. Entendam como seu dinheiro está trabalhando para vocês, e tentem determinar se ele deveria estar trabalhando melhor.

Orçamento

Tenha uma idéia de onde vocês estão gastando seu dinheiro. Se seus gastos não correspondem às suas prioridades, façam uma análise de seu orçamento, para ajudá-los a tirar o máximo de sua renda.

Reavaliem Suas Metas

Reexaminem as metas financeiras feitas por vocês na última reunião anual. Vocês estão progredindo para a realização destas metas? Essas metas ainda são importantes para vocês? Conversem sobre outras metas nas quais gostariam de trabalhar, tanto de curto como de longo prazo.

Descubram Suas Vulnerabilidades

Descubram quais são os pontos fracos de sua estrutura financeira. Vocês têm dívidas demais? As rendas ou os empregos de vocês não são seguros? Vocês têm renda insuficiente para cobrir seus gastos? Basta identificar essas fraquezas para ajudá-los a evitar algumas armadilhas. Mas vocês devem também conversar sobre como podem fortalecer essas áreas e incorporar essas estratégias em suas metas financeiras.

Responsabilidades Cotidianas

A divisão de responsabilidades que vocês fizeram ainda é prática? Ela está funcionando ou existe um de vocês que se sente sobrecarregado?

Aprendam Sobre Vocês Mesmos

O que vocês aprenderam sobre suas situações financeiras próprias no ano passado? É necessário também que vocês conversem sobre como se sentem com relação a assuntos de dinheiro, como é importante falar sobre a natureza prática do dinheiro.
Que Deus abençoem suas finanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário