terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gratidão e gentileza fortalecem relacionamento amoroso.


 

Pequenas atitudes aumentam benefícios para a relação em até dez vezes


Um novo estudo realizado por uma Universidade nos Estados Unidos, sugere que pequenos gestos de gratidão diários para o parceiro amoroso podem render uma maior satisfação e ajudar a fortalecer os relacionamentos. No entanto, os pesquisadores advertem que não se deve confundir gratidão com a sensação de dever algo para o parceiro que, segundo eles, só prejudica os relacionamentos.

A pesquisa observou as interações entre 67 casais. Os participantes completaram relatórios no final de um dia, durante duas semanas, para registrar todas as boas ações que fizeram para o seu parceiro e as ações de seus parceiros que os agradaram. Eles foram convidados para anotar qualquer gesto pequeno, como pegar café para o parceiro, preparar um jantar comemorativo, ou levar os filhos para passear.  

Os casais também registraram suas reações emocionais a essas interações cotidianas e sua satisfação com o relacionamento como um todo. Os resultados do estudo mostram que a gratidão foi fortemente associada com a proximidade entre os cônjuges e satisfação para homens e mulheres.

Os cientistas sugerem que as emoções positivas e gratidão aos parceiros românticos podem aumentar os benefícios para a relação em até dez vezes. Isso porque a gratidão desencadeia respostas emotivas, mudando a maneira como a pessoa vê o parceiro, bem como dando motivações para o benfeitor. Sentimentos de gratidão e generosidade são úteis para solidificar nossos relacionamentos com as pessoas que amamos.

A idade média dos participantes avaliados na pesquisa era de 25 anos. Entre eles, 57% tinham concluído a faculdade; 56% eram brancos; 27,6% eram asiáticos; 8,2% eram de origem latina; e 7,5% indicaram outra etnia. Os casais estavam juntos há 3,26 anos em média. Quase 24% dos participantes eram casados.
Estes estudos mostram que a palavra de Deus e eterna e que as 5 linguagens do amor do livro de Gary Chapman efetivamente surtem resultados surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário